AddThis

Tênis Olympikus Deluxe Br06 W
Por apenas: R$89,90

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Qual será o legado deixado após a Copa do Mundo Brasil 2014?




Como não lembrar da euforia do ex-Presidente Lula e de toda comitiva brasileira em Zurique (Suíça), com o anúncio do Brasil como sede da Copa do Mundo FIFA 2014. Provavelmente, a maioria da população ficou eufórica também, pois é um evento internacional, bonito de se ver, o fluxo de dinheiro é muito grande. Mas será que a grande parcela da população que ficou feliz com a Copa no Brasil pensou nos problemas que teremos com esse evento?

Não serei hipócrita em dizer que não tenho vontade de participar de um evento dessa magnitude, mas cabe a nós refletirmos sobre os prós e contras da realização desses eventos em países historicamente instáveis do ponto de vista econômico como é o Brasil.

Embora nosso país passe por seu melhor momento econômico, isso ainda é muito pouco tendo em vista que grande parcela da população tem sérios problemas com acesso a saúde, educação, emprego, moradia, alimentação, lazer e etc. Cabendo nos perguntar quais seriam os motivos para gastar bilhões com a realização de um evento sendo que esse dinheiro poderia ser investido na melhoria da qualidade de vida da população brasileira? São muitas perguntas para poucas respostas satisfatórias eu diria.
Sobre o tema do legado que a Copa pode trazer para o Brasil eu “lanço” mais algumas perguntas, como por exemplo: Como estão as melhorias/reformas do sistema aeroportuário, transporte público, hotelaria e etc? (resposta no link "1"E os gastos e prazos para construção e reforma das hoje famosas arenas multi-uso? Depois da Copa haverá algum “elefante branco” no Brasil, como os que existem atualmente na África do Sul? (argumentos link "4")
Os grandes estádios construídos em regiões de pouca demanda pelo futebol deveriam ser preocupação de todos, pois, depois da Copa como serão pagas a manutenção e demais custos  desses estádios? Conforme as autoridades a manutenção e gastos provindos dessas arenas, serão pagas com dinheiro provindo especialmente de shows e outros eventos, ou seja, estão sendo construídas para o futebol, contudo, no fim pouco será usada para o futebol nessas cidades.
O maior exemplo de desperdício de dinheiro na minha visão, é a Arena das Dunas em Natal-RN, que tem apenas 2 times disputando a série B do brasileiro e nenhum deles tem o  interesse no arrendamento do estádio pós copa. Isso porque, além de nenhum deles possuir média de público maior do que 5.000  espectadores (média de público série B link "6"), o ABC já possui um estádio (Frasqueirão – 5 anos apenas de uso) e o América está investindo no seu próprio estádio (Arena do Dragão). Tendo em vista as informações acima, ninguém sabe ao certo o que será feito da arena das dunas, porém, é preocupante tendo em vista o que está ocorrendo na África do Sul onde 5 dos estádios construídos estão tendo suas despesas pagas com dinheiro público, correndo até o risco de alguns deles serem demolidos (link 3).
A minha intenção com esse post não é apenas criticar, nem ser pessimista, mas sim trazer a baila uma discussão de interesse de todos, pois, o exemplo da África do Sul mostra que nem sempre é vantagem sediar um evento desse tamanho (Copa do Mundo 2014/Jogos Olímpicos 2016) em países emergentes, como ainda é o caso do Brasil (vide Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, onde nenhum ou quase nenhum legado ficou para a cidade) e pensar que tudo são flores. 
Abraço a todos e até mais.

Links de ótimas reportagens sobre o assunto:
1-http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/tag/copa-do-mundo-de-2014/
2-http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/investimentos/conteudo.phtml?tl=1&id=1310308&tit=BNDES-libera-mais-R-37-mi-para-Arena-da-Amazonia)
3-http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/historico/conteudo.phtml?id=1243343&tit=frica-do-Sul-mantem-cinco-elefantes-brancos-de-2010/
4-http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2012/10/24/quatro-dos-12-estadios-da-copa-devem-ser-elefantes-brancos-apos-torneio-diz-estudo.jhtm
5-http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2012/06/elefantes-brancos-arenas-destinadas-ao-prejuizo-3792985.html
6-http://datatrindade.blogspot.com.br/2012/09/media-de-publico-de-cada-clube-na-serie.html

 

10 comentários:

  1. Ótimo post cara, grandes questões para se refletir. Depois voltarei para dar mais antenção aos links recomendados. Por hora, penso que realmente há prioridades de investimento no Brasil sim, e que grandes construções como as requisitadas para o evento são uma forma mais fácil para os políticos desviarem dinheiro público. Quanto ao elefante branco, é outro caso a se pensar, mas, o que me preocupa mais ainda será o elefante branco deixado pelas olimpíadas de 2016. O Brasil é o país do futebol, esporte este responsável por um grande giro de capital no país. Quanto ao atletismo e outros esportes em geral, o cenário brasileiro é realmente vergonhoso. A falta de investimento e suporte de nossos atletas é muito precário. Eu mesmo conheço um exímio velocista adolescente, que sempre reclama do descaso do governo. Mas voltando ao futebol, os casos como a construção da Arena das Dunas realmente é preocupante, pois o que deveria ser um meio de progredir áreas mais pobres como o nordeste brasileiro, pode resultar em um grande prejuizo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Anjo! Compartilho de sua preocupação com as olimpíadas... os investimentos em outros esportes no Brasil realmente é algo triste! O apoio do governo é quase zero!Valew pela força fio!

      Excluir
  2. Go Go abertura da copa no Fielzão!!! Huauhauhauhauha...

    ResponderExcluir
  3. É cara infelizmente o Fielzão é mais uma vergonha desse governo!!! Como pode um time ter dinheiro pra construir um estádio e ainda assim ter isenção fiscal cara? Isso é vergonhoso tb!

    ResponderExcluir
  4. Poxa cara to torcendo para dar tudo certo para copa mas duvido muito
    http://snestalgia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Juan! As coisas estão um pouco complicadas, mas também torço para que de certo na época do evento e para que pós copa o Brasil realmente melhore!

      Excluir
  5. concordo que a isenção fiscal pro fielzão é vergonhosa, mas não se esqueça que o clube em si não fazia questão de construir o estádio pra copa, visto que a capacidade máxima seria menor doq a atual... o governo estadual e municipal, com o intuito de manter a copa em são paulo, aliou-se ao clube para que isso acontecesse... por outro lado, mesmo que o time se diga pouco interessado na abertura da copa, sei que ela ganha muito com isso por baixo dos panos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me esqueço não cara... na verdade não tenho detalhes sobre isso! e na verdade não falei em momento nenhum do "fielzão" no post... na verdade a informação que tenho é que o estádio do Corinthians junto ao do Atlético Paranaense, são os que tem mais chances de colher bons frutos. Apenas comentei o que nosso amigo Matheus disse acima, mas minha opinião é que se o clube não quisesse a abertura ele não se submeteria a isso... na verdade o time atende aos interesses dele... porém, como foi procedido não me parece certo.

      Excluir
    2. É verdade meu caro, mas comentei com base no seu comentário mesmo. Em termos de legado e usabilidade, esses dois estádios serão os mais proveitosos sem dúvida...
      E sei que no fundo o clube quer a abertura sim, é um puta marketing pra eles e só com isso, a venda de naming rights vai as alturas, graças a alta publicidade a partir de um evento desse porte...

      Excluir